Entendendo melhor a Dignitas

Olá,

 

Muitos filmes e documentários retratam o suicídio assistido na Suíça, com especial ênfase à Dignitas. Nos últimos meses tenho recebido vários contatos de pesquisadores no Brasil querendo maiores detalhes sobre o funcionamento dessa organização e resolvi aprofundar os estudos sobre o tema.

A Dignitas é uma organização sem interesse comercial fundada em 1998 na Suíça com o objetivo de garantir uma vida e morte dignas para seus membros e permitir que outras pessoas partilhem desses valores. Por meio dos serviços prestados, a organização auxilia seus membros nas questões de fim de vida como conflitos com autoridades, questões legais, garantia de cumprimento das disposições do testamento vital e, inclusive, realização de suicídio assistido.

Para facilitar, desenvolvi junto com a equipe do portal um infográfico com as principais informações que constam no site deles.

Espero que gostem!

Abraço,

Luciana.

 

 

IMG-20170622-WA0051

Luciana Dadalto
Luciana Dadalto é fundadora do Portal Testamento Vital e do RENTEV, autora de livros e artigos científicos sobre o tema no Brasil, doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia fundadora do Dadalto & Carvalho Advocacia e Consultoria em Saúde.
Contactar

Deixe um comentário

Como fazer o testamento vital?

icon-requisitos
Requisitos

No Brasil não existe legislação específica sobre o tema e nenhuma determinação legal para formalização do testamento vital. Por este motivo os cuidados devem ser ainda maiores.

icon-profissionais
Profissionais a serem consultados

Ao realizar um testamento vital, recomenda-se consultar dois profissionais: um médico e um advogado de sua confiança.

icon-conteudo
Conteúdo

Em linhas gerais, o testamento vital nos ordenamentos jurídicos estrangeiros tem como conteúdo disposições de recusa e/ou aceitação de tratamentos que prolonguem a vida.

Fique atento no portal

Cadastre-se e receba informações sobre o testamento vital.