JAMA publica artigo gratuito sobre Diretivas Antecipadas

O JAM (Journal of the American Medical Association) publicou, no dia 24.02, artigo gratuito sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade.

Achei por bem ressaltar esse fato pois o JAMA é um dos veículos de publicação científica mais importantes do mundo e o artigo deixa claro uma coisa que eu venho “martelando” aqui: testamento vital e diretivas antecipadas de vontade não são sinônimos.

Sugiro a todos os pesquisadores do tema que leiam o artigo intitulado Advance Directives, disponível no link: http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2130319.

Abraço,

Luciana.

 

 

Luciana Dadalto
Luciana Dadalto é fundadora do Portal Testamento Vital e do RENTEV, autora de livros e artigos científicos sobre o tema no Brasil, doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia fundadora do Dadalto & Carvalho Advocacia e Consultoria em Saúde.
Contactar

4 Comentários

  1. 15 jun, 2015 às 15:09

    Drª. Luciana,boa tarde.GOstaria de merecer um contato com você. Vou escrever sobre testamento vital. Tema de com grafia do meu curso de direito.Q UEM falou seu nome foi a prof. Cláudia. Além dos mais vivo uma situação inusitada com meu pai acamado .Por favor,me permita essa possibilidade .VOu comprar seu livro e fazer uma leitura aprofundada e interdisplinar com algo pouco de que disponho. Por enquanto estou recolhendo material. Um abraço. Ruth

  2. 14 jun, 2015 às 15:16

    Olá Luciana, sou pós graduanda em direito privado pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro e o tema do meu TCC será sobre o “Testamento Vidal”. O seu site foi a primeira fonte de pesquisa para a elaboração do meu artigo científico. Como li que você já tem livros e artigos publicados sobre o tema, gostaria de saber onde e como posso adquiri-los, bem como a indicação de referência bibliográfica sobre o tema. Desde já agradeço. Adriana.

Deixe um comentário

Como fazer o testamento vital?

icon-requisitos
Requisitos

No Brasil não existe legislação específica sobre o tema e nenhuma determinação legal para formalização do testamento vital. Por este motivo os cuidados devem ser ainda maiores.

icon-profissionais
Profissionais a serem consultados

Ao realizar um testamento vital, recomenda-se consultar dois profissionais: um médico e um advogado de sua confiança.

icon-conteudo
Conteúdo

Em linhas gerais, o testamento vital nos ordenamentos jurídicos estrangeiros tem como conteúdo disposições de recusa e/ou aceitação de tratamentos que prolonguem a vida.

Mais recentes

Notícias, eventos e todas as novidades sobre testamento vital, diretivas antecipadas e muito mais.

Fique atento no portal

Cadastre-se e receba informações sobre o testamento vital.