Sobre o portal

Testamento Vital é um portal de conteúdo sobre diretivas antecipadas de vontade

Este portal foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana Dadalto com o propósito de centralizar informações sobre o tema além de criar o primeiro registro nacional de testamentos vitais (RENTEV).

O portal é um espaço de discussão acerca da temática, de publicação de trabalhos realizados e de coleta de dados, enfim,  uma fonte de informações sobre o tema para leigos, estudantes e profissionais do direito e da saúde.

Além disso, nossa proposta é que toda pessoa que tiver um testamento vital arquive o formato digital no RENTEV. Para o envio é necessário um cadastro prévio, com a criação de um login e uma senha. Assim, caso a pessoa deseje, pode passar estes dados para um responsável por informar à família e aos médicos acerca da existência deste documento e como acessá-lo. Contudo, recomendamos que o testamento vital seja registrado também num cartório de notas à escolha do declarante.

A pesquisadora é doutora em Ciência das Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogada militante. Professora universitária e dos cursos de pós graduação do Instituto Paulista de estudos Bioéticos e Biojurídicos. Autora de livros e artigos científicos sobre o tema.

  • Não é uma questão de morrer cedo ou tarde, mas de morrer bem ou mal. Morrer bem significa escapar vivo do risco de morrer doente. (Seneca, 4 a.C.)

  • O morrer pode ser doloroso, longo, humilhante. Especialmente quando os médicos não permitem que o corpo que deseja morrer, morra.¨ (Rubem Alves)

  • Ninguém está tão neurótico como aquele que considera ser neurótico decidir-se a pensar sobre o seu próprio fim.¨ (Philippe Ariès)

Luciana Dadalto
Luciana Dadalto é fundadora do Portal Testamento Vital e do RENTEV, autora de livros e artigos científicos sobre o tema no Brasil, doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia fundadora do Dadalto & Carvalho Advocacia e Consultoria em Saúde.
Contactar

Fique atento no portal

Cadastre-se e receba informações sobre o testamento vital.