Sobre

Testamento Vital é um portal de conteúdo sobre
documentos de manifestação de vontade a serem usados em
situações de doenças graves, incuráveis e/ou terminais.
icone mudaicone girassolicone cuidados

Este portal foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana Dadalto com o propósito de centralizar informações sobre o tema além de criar o primeiro registro nacional de testamentos vitais (RENTEV).

O portal é um espaço de discussão acerca da temática, de publicação de trabalhos realizados e de coleta de dados, enfim,  uma fonte de informações sobre o tema para leigos, estudantes e profissionais do direito e da saúde.

Além disso, nossa proposta é que toda pessoa que tiver um testamento vital arquive o formato digital no RENTEV. Para o envio é necessário um cadastro prévio, com a criação de um login e uma senha. Assim, caso a pessoa deseje, pode passar estes dados para um responsável por informar à família e aos médicos acerca da existência deste documento e como acessá-lo. Contudo, recomendamos que o testamento vital seja registrado também num cartório de notas à escolha do declarante.

A pesquisadora é doutora em Ciência da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogada militante. Professora universitária e dos cursos de pós graduação do Instituto Paulista de estudos Bioéticos e Biojurídicos. Autora de livros e artigos científicos sobre o tema.

Não é uma questão de morrer cedo ou tarde, mas de morrer bem ou mal. Morrer bem significa escapar vivo do risco de morrer doente. (Seneca, 4 a.C.)

Luciana Dadalto

Luciana Dadalto é fundadora do Portal Testamento Vital e do RENTEV, autora de livros e artigos científicos sobre o tema no Brasil, doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG e mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia fundadora do Dadalto & Carvalho Advocacia e Consultoria em Saúde.

Entrar em contato

Como fazer o Testamento Vital?

Tópicos principais para fazer o Testamento Vital

Mais recentes do blog

As novidades do Brasil e do mundo comentadas pela Dra. Luciana Dadalto.

Veja mais no blog

Cursos

São cursos sobre temas ligados ao fim de vida com foco na rotina clínica e hospitalar, podendo o conteúdo ser personalizado para a realidade dos participantes.

Utilização do testamento vital pelas operadoras de saúde:10 horas/aula

O objetivo desse curso é apresentar para as operadoras de saúde o testamento vital como um instrumento capaz de ajudar no equilíbrio dessa relação consumeirista e atuar como um importante aliado na prevenção de futilidade terapêutica.

Como ajudar o paciente a fazer seu testamento vital:10 horas/aula

O objetivo desse curso é capacitar os profissionais de saúde a auxiliarem seus pacientes a elaborarem seus testamentos vitais, em uma perspectiva bioética e jurídica.

Quero contratar

Fique atento ao portal

Cadastre-se e receba informações sobre o testamento vital.

Parceiros

Conheça nossos parceiros.